quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mais uma espécie de Homo?

Análise comparativa 3D confirma o status de Homo floresiensis como uma espécie fóssil de Homo.

por Gustavo Miranda

Crânio de Homo floresiensis. Imagem: Brown et al., 2004.
Em 2003 foi descoberto um pequeno crânio de hominídeo na Ilha de Flores, Indonésia, que foi atribuído e uma nova espécie chamada Homo floresiensis. Esta espécie foi proposta como originária de uma população anã de Homo erectus.

Após a descoberta, H. floresiensis teve sua validade coloca em xeque quando estudos mostraram que possivelmente o pequeno tamanho poderia ser atribuído a diversas condições patológicas que resultariam em baixa estatura, como hipotireoidismo congênito, síndrome de Laron e microcefalia. Um trabalho recente, contudo, aplicou técnicas de morfometria geométrica 3D para comparar a forma do crânio do espécime de Homo floresiensis com outros fósseis humanos, assim como com crânios modernos que sofreram de microcefalia ou outras doenças.

O estudo encontrou evidências de que Homo floresiensis e espécies humanas extintas são mais proximamente relacionados entre si do que com humanos modernos com patologia. Com isso, foi refutada a hipótese de que esse espécime representa um humano moderno com condição patológica, suportando a existência da espécie H. floresiensis.

Referências
Brown P, Sutikna T, Morwood MJ, Soejono RP, Jatmiko, Saptomo EW & Due RA (2004). A new small-bodied hominin from Late Pleistocene of Flores, Indonesia. Nature 431: 1055-1061. Acesse aqui (trabalho de descrição de Homo floresiensis; se não tiver acesso, baixe aqui).
Baab KL, McNulty KP, Harvati K (2013).  Homo floresiensis Contextualized: A Geometric Morphometric Comparative Analysis of Fossil and Pathological Human Samples. PLoS ONE, 8(7): e69119. Acesse aqui (trabalho de morfometria geométrica 3D do crânio de H. floresiensis; acesso grátis).

3 comentários:

Marcela disse...

Que legal meninos! Agora que vi que vocês tem um blog! :)

E quantos mil anos tem esse crânio? Tem alguma datação? Homo floresiensis, chega mais! ;-)

Gustavo Miranda disse...

Olá Marcela! Ótima pergunta.
Análises com radiocarbono (carbono-14), luminescência, séries de urânio e ressonância eletrônica de spin sugerem que a espécie existiu desde antes de 38.000 até pelo menos 18.000 anos atrás.
É calculado que esse crânio em especial tenha cerca de 18.000 anos. De acordo com essa data, Homo floresiensis coexistiu com Homo sapiens!

Marcela Uliano da Silva disse...

Like!

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails