Por Gustavo Miranda
A educação pública no Brasil é precária e todos (menos os políticos) sabem muito bem das condições que alunos e professores estão expostos. Não é a toa que o Brasil é um dos piores países em rendimento escolar no mundo, não é a toa que crianças chegam ao 6º ano sem saber ler e escrever. Quem é professor ou conhece alguém que assumiu essa tão imprestigiada profissão, sabe bem que o péssimo rendimento escolar dos alunos não é devido à má qualificação desses profissionais. Muito pelo contrário, em diversas escolas públicas existe pessoal com especialização, mestrado e doutorado, e estes recebem um salário baixíssimo para ficar o dia inteiro engolindo giz e desaforo de alunos mal educados.
Sob esta e muitas outras indignações, a professora Amanda Gurgel silenciou deputados em uma audiência pública no Rio Grande do Norte. Vale a pena conferir o depoimento de quem vive na pele o sacrifício da profissão que era para ser a mais valorizada em qualquer país.
3 comentários:
Eu realmente fiquei emocionada com essa professora! É vergonhoso um país como o Brasil viver para o futuro e esquecer as barbaridades que vem acontecendo hj em dia dentro dessas salas de aula!
bjuus
Eu arrepiei quando vi o vídeo. Penso que se o professor recebesse um salário melhor, ele não precisaria trabalhar em outras escolas e ficar atolado de trabalho. Desta maneira, o professor teria mais tempo para preparar suas aulas, e explorar a individualidade de seus alunos para instigar a curiosidade e tornar tudo mais interessante. Além disso, o professor teria mais tempo para buscar novas informações e fazer cursos de formação continuada. Outra coisa que falta, também, é a infra-estrutura para que a escola possa funcionar adequadamente.
Mas... como sabemos, em nosso país, não querem formar mentes pensantes, capazes de questionar as barbaridades e os descasos cometidos pelo governo. A maioria dos políticos quer mais é cultivar uma população de ignorantes para continuarem roubando NOSSO dinheiro (a fortuna que pagamos de impostos em tudo neste país).
Postar um comentário