terça-feira, 24 de maio de 2011

Educação e indignação

Por Gustavo Miranda

A educação pública no Brasil é precária e todos (menos os políticos) sabem muito bem das condições que alunos e professores estão expostos. Não é a toa que o Brasil é um dos piores países em rendimento escolar no mundo, não é a toa que crianças chegam ao 6º ano sem saber ler e escrever. Quem é professor ou conhece alguém que assumiu essa tão imprestigiada profissão, sabe bem que o péssimo rendimento escolar dos alunos não é devido à má qualificação desses profissionais. Muito pelo contrário, em diversas escolas públicas existe pessoal com especialização, mestrado e doutorado, e estes recebem um salário baixíssimo para ficar o dia inteiro engolindo giz e desaforo de alunos mal educados.

Sob esta e muitas outras indignações, a professora Amanda Gurgel silenciou deputados em uma audiência pública no Rio Grande do Norte. Vale a pena conferir o depoimento de quem vive na pele o sacrifício da profissão que era para ser a mais valorizada em qualquer país.

 

3 comentários:

Dayana Araujo disse...

Eu realmente fiquei emocionada com essa professora! É vergonhoso um país como o Brasil viver para o futuro e esquecer as barbaridades que vem acontecendo hj em dia dentro dessas salas de aula!

bjuus

sabrina disse...

Eu arrepiei quando vi o vídeo. Penso que se o professor recebesse um salário melhor, ele não precisaria trabalhar em outras escolas e ficar atolado de trabalho. Desta maneira, o professor teria mais tempo para preparar suas aulas, e explorar a individualidade de seus alunos para instigar a curiosidade e tornar tudo mais interessante. Além disso, o professor teria mais tempo para buscar novas informações e fazer cursos de formação continuada. Outra coisa que falta, também, é a infra-estrutura para que a escola possa funcionar adequadamente.
Mas... como sabemos, em nosso país, não querem formar mentes pensantes, capazes de questionar as barbaridades e os descasos cometidos pelo governo. A maioria dos políticos quer mais é cultivar uma população de ignorantes para continuarem roubando NOSSO dinheiro (a fortuna que pagamos de impostos em tudo neste país).

sabrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails