sábado, 9 de julho de 2011

Quadrinhos viram tema de estudo sobre zoologia

Por Gustavo Miranda

O fanatismo por história em quadrinhos (HQ’s) somado a um amplo conhecimento em zoologia, foi a inspiração inicial do Prof. Elidiomar Ribeiro da Silva em juntar essas duas áreas aparentemente distintas em um trabalho diferente. Unindo-se a ele um aluno entusiamado (este que vos escreve) com mais duas outras pessoas fãs de HQ’s, o resultado foi o trabaho intitulado “Inspiração animal para superpoderes e comportamentos nos universos Marvel e DC” apresentado na forma de pôster na III Jornada de Zoologia da UNIRIO. O trabalho acabou ganhando repercussão inesperada sendo tema de uma publicação do jornalista “Mutante X” no blog especializado em quadrinhos “O X da questão”. Segue abaixo a parte inicial do texto que continua no próprio blog. Vale a pena conferir!


Quadrinhos viram tema de estudo sobre zoologia

heróis do painél Inspiração AnimalAparentemente, animais e quadrinhos de super-heróis não tem qualquer ligação, correto? Nem tanto assim. Um grupo de alunos (sic) da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) desenvolveu um painel baseado na inspiração do comportamento animal para a criação de personagens de quadrinhos. Com o título Inspiração animal para superpoderes e comportamentos nos universos Marvel e DC, os autores Elidiomar Ribeiro da Silva, Gustavo Silva de Miranda, Rosilene Ramos Gonçalves eLuci Boa Nova Coelho dissertam sobre 50 personagens das duas editoras que têm seus nomes, poderes e comportamentos analisados à luz da Zoologia. Tudo com embasamento científico, claro, como manda um bom estudo.

Continue lendo aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelo prestígio, Gustavo. Dei uma lida em alguns posts e achei seu blog muito informativo e cultura. Continue assim, transmitindo informações úteis sobre aquilo que temos de mais precioso, que é a vida. E, claro, continue também curtindo quadrinhos de super-heróis, porque ninguém é de ferro, né?

;-)

Analu Bento disse...

Preciso dizer que o restinho de bióloga que existe em mim morreu de inveja do seu trabalho! Simplismente fantástico!

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails